Ban elogia acordo firmado entre presidentes do Líbano e da Síria

Nações Unidas, 14 ago (EFE) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, mostrou hoje sua satisfação com o resultado da reunião mantida em Damasco entre o presidente do Líbano, Michel Suleiman, e o da Síria, Bashar al-Assad.

EFE |

Os governantes concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas pela primeira vez desde a independência de ambos os países, no início dos anos 40.

O porta-voz da ONU, Farhan Haq, disse em uma declaração que Ban "avalia positivamente a decisão de iniciar o processo para estabelecer relações diplomáticas mediante uma troca de embaixadores, e dar um passo à frente na definição e controle das fronteiras dos dois países".

O secretário-geral "estimula as duas partes a iniciar estas decisões o mais rápido possível, cumprindo as resoluções 1680 e 1701 adotadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 2006", acrescentou Haq.

O presidente do Líbano se reuniu na quarta-feira na capital síria com o governante sírio na primeira visita de um chefe de Estado libanês a Damasco desde 2005.

Em comunicado emitido após a reunião, os dois asseguraram que os pactos serão firmados "de acordo com o que estabelece a ONU e a lei internacional", mas não especificaram data alguma para a abertura das missões diplomáticas. EFE atc/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG