Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Ban e Zapatero defendem diálogo na Geórgia e no Saara Ocidental

Madri, 2 set (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, defenderam hoje o diálogo construtivo como solução para o conflito da Geórgia e a necessidade de abrir uma nova etapa negociadora no Saara Ocidental.

EFE |

Zapatero mostrou a Ban seu compromisso com as atuações no Líbano, Afeganistão, Oriente Médio e Congo, assim como o "decidido apoio" da Espanha dentro da União Européia (UE) para conseguir estabilidade e segurança no Cáucaso e avançar em um diálogo "construtivo" com a Rússia sobre o conflito com a Geórgia.

O secretário-geral da ONU expressou sua preocupação com a situação humanitária na Geórgia devido ao número crescente de deslocados, e afirmou que se ofereceu como mediador para estimular um diálogo construtivo.

Ban evitou falar sobre a declaração de independência da região separatista georgiana da Ossétia do Sul e lembrou que a ONU emitiu cinco comunicados a respeito.

Sobre outro dos temas abordados, o Saara Ocidental, Zapatero disse que ele e Ban concordam com a necessidade de abrir uma nova etapa de diálogo.

Ban reconheceu sua preocupação com a falta de avanços na resolução do conflito, que, segundo ele, depende de "vontade política" e "flexibilidade" das partes envolvidas.

O secretário-geral elogiou a contribuição da Espanha nas missões de paz, na luta contra a mudança climática, seu compromisso com a igualdade de gêneros e seu "exemplar" cumprimento dos Objetivos do Milênio.

Zapatero também adiantou que a Espanha reforçará o diálogo multilateral na luta contra a mudança climática durante a Assembléia Geral da ONU. EFE arv/wr/rr

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG