Ban e Obama expressam intenção de aumentar colaboração entre ONU e EUA

Nações Unidas, 23 jan (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, conversou hoje com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre a necessidade de aumentar a colaboração entre Washington e o organismo multilateral para enfrentar os atuais desafios globais, segundo um comunicado das Nações Unidas.

EFE |

A ONU assegurou que o novo líder americano ligou para Ban para discutir "uma ampla série de assuntos nos quais têm preocupações e interesses em comum".

O secretário-geral "ressaltou a importância das relações entre a ONU e os EUA, e destacou a necessidade de que os dois colaborem estreitamente em assuntos de grande importância", como a mudança climática, a crise alimentícia e a resolução de conflitos como o do Oriente Médio.

Os dois também falaram sobre a reforma interna da organização e a importância de que receba o apoio político e financeiro adequado para que possa realizar sua missão, informou o comunicado.

"O secretário-geral se mostrou satisfeito com as garantias do presidente dos EUA, pelo firme respaldo neste campo no qual a organização conseguiu progredir", destacou.

Ban também recebeu mais tarde uma ligação da nova secretária de Estado americana, Hillary Clinton, com a qual manteve "uma conversa muito cordial", segundo a ONU.

Os dois conversaram sobre a crise alimentícia, o processo de paz de Darfur, a mudança climática e a reforma das Nações Unidas, acrescentou o comunicado.

Além disso, Hillary reafirmou a importância de que Washington e a ONU colaborem nos conflitos de Oriente Médio, Afeganistão e Iraque, afirmou. EFE jju/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG