Ban e Obama discutirão crise no Sudão e em outras regiões

Nações Unidas, 6 mar (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vai se reunir no dia 10 de março, em Washington, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para discutir diversos assuntos internacionais, entre eles a situação do Sudão, informou hoje a missão americana nas Nações Unidas.

EFE |

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, comemorou hoje a visita de Ban à Casa Branca, na próxima terça-feira, para se reunir com Obama, porque o encontro "será uma grande oportunidade para abordar vários temas críticos".

Em comunicado, Rice disse que o secretário-geral da ONU e o presidente americano vão abordar assuntos relacionados com "a segurança e o desenvolvimento, incluindo os atuais esforços humanitários na crise do Sudão".

Ban e Obama também vão discutir temas relativos aos "esforços globais pela prevenção e proliferação de armamento nuclear, a atual crise econômica global, a pobreza, a reforma das Nações Unidas e as operações de paz do organismo multilateral".

A porta-voz de Ban, Michele Montas, emitiu um comunicado no qual ressalta que, além desses assuntos, serão abordados outros como a situação do Afeganistão e do Oriente Médio, direitos humanos e as relações entre Nações Unidas e Washington.

Ban, que ficará em Washington até o dia 11 de março, vai se reunir também com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e com membros do comitê de Relações Exteriores do Senado e da Câmara de Representantes.

O encontro na Casa Branca será o primeiro oficial entre o presidente americano e o principal responsável das Nações Unidas.

Até agora, eles conversaram apenas por telefone, sobre diversos assuntos da comunidade internacional. EFE emm/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG