Ban e Lavrov conversam sobre Afeganistão, ONU e diálogo Rússia-EUA

Moscou, 27 mar (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o ministro de Assuntos Exteriores russo, Serguei Lavrov, conversaram hoje, em Moscou, sobre a situação no Afeganistão, a atividade da ONU e o renovado diálogo entre Rússia e Estados Unidos.

EFE |

"Lavrov disse que a Rússia defende aumentar o papel da ONU na solução dos problemas internacionais e elogiou seu esforços para manter a paz e a estabilidade, garantir o desenvolvimento sustentável e combater a mudança climática", informou a Chancelaria russa.

Ban assiste em Moscou a uma conferência sobre a estabilização no Afeganistão convocada pela Rússia sob a Organização de Cooperação de Xangai, integrada também por China, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão.

Lavrov e Ban trocaram opiniões sobre a situação no Afeganistão, o processo de regra no Oriente Médio, o papel da ONU no Kosovo e o problema nuclear da Coreia do Norte, entre outros assuntos, segundo o comunicado.

Além disso, Lavrov informou ao secretário-geral da ONU sobre os planos de diálogo e reaproximação entre Rússia e Estados Unidos, após a chegada do novo presidente americano, Barack Obama, e seus propósitos de dar um novo impulso ao processo de desarmamento.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, realizará sua primeira reunião com Obama em 1º de abril, em Londres, na véspera da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes), enquanto os diplomatas estudam a possibilidade de uma visita do líder americano a Moscou em maio ou julho. EFE si/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG