novas sanções contra a Coreia do Norte envia uma mensagem forte e clara a Pyongyang." / mensagem forte à Coreia do Norte - Mundo - iG" / novas sanções contra a Coreia do Norte envia uma mensagem forte e clara a Pyongyang." /

Ban diz que sanções enviam mensagem forte à Coreia do Norte

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, declarou nesta sexta-feira que a resolução aprovada por unanimidade pelo Conselho de Segurança que prevê http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/06/12/onu+amplia+sancoes+contra+coreia+do+norte+6700947.htmlnovas sanções contra a Coreia do Norte envia uma mensagem forte e clara a Pyongyang.

AFP |

"Atuando unanimemente e aplicando medidas críveis, os membros do Conselho de Segurança enviaram hoje (sexta-feira) uma mensagem forte e clara", disse Ban em um comunicado, elogiando a votação do CS.

Todos os 15 membros do Conselho de Segurança endossaram uma resolução sugerida por Estados Unidos, Reino Unido, França, Coreia do Sul e Japão para punir a Coreia do Norte pelos testes nucleares subterrâneos realizados no dia 25 de maio e por testes recentes com mísseis.

O texto da resolução, que não autoriza o uso da força contra o país asiático, pede aos Estados membros da ONU que ampliem as sanções impostas depois do primeiro teste nuclear norte-coreano, em 2006.

O secretário-geral da ONU disse ter esperança de que a Coreia do Norte e todos os outros membros da organização "acatem totalmente as medidas estabelecidas" pela medida 1874 do Conselho de Segurança.

Por fim, Ban reiterou sua "convicção de que todas as diferenças devem ser resolvidas de maneira pacífica através do diálogo", fazendo um apelo às partes envolvidas na questão para que "evitem tomar qualquer medida que possa exacerbar as tensões na região".

Leia mais sobre ONU

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG