Ban diz que liberdade de imprensa é fundamental para mundo melhor

Nações Unidas, 7 mai (EFE).- O respeito à liberdade de imprensa é um elemento indispensável para construir um mundo melhor, no qual se fomente a estabilidade e se imponha a democracia, assegurou hoje o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

EFE |

"Devemos fazer todo o possível para guardar esse direito, por uma razão de princípios e porque a liberdade de imprensa é indispensável para construir um mundo melhor", afirmou o principal responsável das Nações Unidas em um ato por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado todo dia 3 de maio.

Ban destacou a contribuição da imprensa para fomentar a reconciliação e o entendimento, dando voz às minorias ou supervisionando a atuação dos governantes.

"Este trabalho contribui à estabilidade e à democracia, e deve ser estimulado. Os jornalistas deveriam poder realizar seu trabalho sem intimidações nem acossamentos, e sem autocensura", disse o responsável da ONU, que também homenageou os profissionais da informação que morrem no cumprimento da função.

Ele lamentou que jornalistas sejam detidos "com muita frequência" e pediu que sejam soltos os entre 125 e 143 profissionais que permanecem presos.

Ban disse ainda que está alarmado com o aumento da repressão aos jornalistas e cidadãos que usam as novas tecnologias para informar.

EFE jju/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG