Ban diz que é vital associação com setor privado contra gripe

Genebra, 19 mai (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse hoje que é vital se associar com o setor privado para lutar contra uma possível pandemia de gripe suína.

EFE |

Ban, que discursou perante a 62ª Assembleia Mundial da Saúde, referiu-se à reunião que manteve pouco antes, junto com a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, com os executivos de empresas para definir em que momento e como se deve iniciar a produção de vacina contra a gripe suína.

O secretário-geral da ONU disse que "nunca a comunidade internacional esteve tão bem preparada para reagir perante uma pandemia, mas ressaltou que "é preciso continuar atentos, porque ainda não sabemos até onde irá, qual será a gravidade da doença nem com que rapidez se propagará".

Ban destacou que a atual crise de gripe suína evidenciou "a importância da transparência" no momento de os países comunicarem os casos, assim como da coordenação internacional.

O máximo responsável da ONU afirmou que "a solidariedade mundial deve ser o motor da reação da comunidade internacional", e acrescentou que isso implica em que "todo o mundo deve ter acesso aos remédios e às vacinas", e que "é preciso entregar os dados referentes aos vírus, especialmente as amostras".

O secretário-geral também se mostrou contra "restrições contraproducentes que atijam o comércio e as viagens".

Ban ressaltou que reduzir os investimentos no setor de saúde devido à recessão mundial é "inaceitável de um ponto de vista moral e suicida do ponto de vista econômico".

Em outro momento de seu discurso aos ministros dos 193 países da OMS, Ban fez uma longa referência à importância de investir e cuidar da saúde das mulheres, porque, disse, "em qualquer país, a saúde das mulheres é a saúde da nação".

Ban lembrou que todos os anos meio milhão de mulheres morrem por causa de complicações relacionadas à gravidez ou ao parto. EFE vh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG