novo capítulo com o Islã - Mundo - iG" /

Ban diz que discurso de Obama abre novo capítulo com o Islã

Nações Unidas, 4 jun (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse hoje que o discurso que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez ao mundo muçulmano representou o anúncio de um novo capítulo nas relações de Washington com o islã e um passo rumo à superação das diferenças entre culturas.

EFE |

A porta-voz da ONU, Michele Montas, disse que Ban sentiu-se "fortemente encorajado" pela mensagem de paz, entendimento e reconciliação que Obama transmitiu ao mundo muçulmano num discurso na Universidade do Cairo.

Ban "espera que a mensagem do presidente Obama anuncie um novo capítulo nas relações entre os EUA e o mundo muçulmano", afirmou Montas.

Para Ban, destacou a porta-voz, as palavras do chefe de Estado americano reafirmam o compromisso compartilhado pela ONU de fomentar "a tolerância e a convivência em paz, uns com outros, como bons vizinhos".

O secretário-geral da ONU "acredita que o discurso do presidente Obama é um passo crucial na superação das divisões e na promoção do entendimento entre culturas, que é um dos principais objetivos das Nações Unidas", ressaltou Montas.

Ban também deseja que a mensagem do presidente dos EUA tenha um "impacto positivo no processo de paz do Oriente Médio e na resolução dos vários conflitos da região", concluiu a porta-voz.

Em seu discurso, Obama ofereceu um "novo começo" nas relações entre os EUA e o mundo muçulmano, baseado nos interesses e no respeito mútuos.

O chefe de Estado americano também defendeu como solução para o conflito do Oriente Médio a coexistência entre um Estado israelense e outro palestino. EFE jju/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG