Ban critica chanceler israelense por revelar conversa telefônica

Nações Unidas, 16 mar (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, criticou hoje o ministro de Assuntos Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, por revelar o conteúdo de uma conversa telefônica que ambos mantiveram na segunda-feira.

EFE |

"A declaração do Governo israelense foi unilateral, e este tipo de declarações unilaterais frequentemente me incomodam", disse Ban em resposta a uma pergunta da imprensa.

O principal responsável da ONU explicou que ele, como norma, não revela "unilateralmente" as conversas telefônicas e classificou de "lamentável" que o conteúdo do diálogo que manteve com Lieberman tenha sido divulgado.

Em declarações à imprensa em Jerusalém, Lieberman revelou hoje que na conversa com Ban transmitiu que a comunidade internacional não está satisfeita com os gestos a favor da paz que Israel deu os últimos 12 meses.

O chefe da diplomacia israelense também disse queixou-se ao secretário-geral que não haja uma "atitude mais construtiva e objetiva" em direção às ações de seu país, que nos últimos dias recebeu um desmoronamento de críticas por autorizar a construção de 1,6 mil casas em território palestino ocupado.

Por sua vez, Ban não quis dizer o conteúdo da conversa que teve com Lieberman.

"A prática diplomática normal prevê um acordo de antemão sobre o que será divulgado à imprensa", indicou o secretário-geral da ONU, quem ressaltou a importância de manter a confidencialidade em assuntos extremamente sensíveis.

Além disso, reiterou sua condenação à decisão das autoridades israelenses de autorizar a construção de 1,6 mil casas na região ocupada de Jerusalém.

A ação israelense, que também foi condenada pelo Quarteto, levou aos Estados Unidos a suspender o início das conversas indiretas entre palestinos e israelenses.

Ban assinalou que esta ação e a situação do processo de paz fazem parte da agenda de sua próxima visita à região. EFE jju/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG