Ban confirma presença em cúpula sobre o Afeganistão

Nações Unidas, 22 jan (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, confirmou que vai participar da conferência internacional sobre o Afeganistão, que acontece na próxima semana em Londres.

EFE |

O porta-voz das Nações Unidas, Martin Nesirky, disse que o encontro na capital britânica é uma boa oportunidade para traçar um novo curso no Afeganistão após a reeleição do presidente Hamid Karzai.

Ban é um dos organizadores da conferência de 28 de janeiro, junto ao líder afegão e ao primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, acrescentou.

Segundo a ONU, a reunião tem como objetivo ajudar a estabelecer "um pacto sólido" entre Karzai, seu Governo e a população afegã, além de reforçar a colaboração entre Cabul e a comunidade internacional.

Karzai também deve detalhar os planos de seu Governo para o próximo mandato de cinco anos, que começou com grandes dificuldades para o estabelecimento de um novo Gabinete.

Após o encontro em Londres, o secretário-geral da ONU deve viajar à capital da Etiópia, Adis-Abeba, para assistir à cúpula da União Africana (UA), assinalou Nesirky.

O porta-voz acrescentou que Ban aproveitará sua participação na cúpula para realizar reuniões bilaterais com os chefes de Estado e de Governo africanos que estiverem presentes. EFE jju/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG