Ban cobra presença de líderes mundiais em cúpula sobre metas do milênio

Nações Unidas, 22 dez (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje aos chefes de Estado e do Governo dos 192 países-membros da organização que compareçam à cúpula de avaliação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), programada para setembro de 2010.

EFE |

"Assim como é preciso agir em relação à mudança climática, a próxima meia década será para cumprir as velhas promessas feitas aos países mais pobres e vulneráveis", disse Ban referindo-se às metas para o desenvolvimento das nações menos desenvolvidas.

A cúpula sobre os avanços no alcance dos ODM acontecerá de 20 a 22 de setembro, em Nova York, dias antes da Assembleia Geral da ONU, que já deu seu apoio ao encontro.

Na conferência, os países participantes vão debater formas de acelerar o cumprimento das metas estabelecidas em 2000, que, entre outras coisas, buscam erradicar a miséria, a fome e o analfabetismo, promover a igualdade de gêneros e reduzir a mortalidade materno-infantil.

Em nota à imprensa, Ban destacou que, num momento em que novas crises ameaçam os esforços globais para reduzir a pobreza à metade, a reunião de setembro será uma grande oportunidade para que os países redobrem a vontade de cumprir as metas até 2015, conforme o estabelecido.

O secretário-geral da ONU também disse que a evidência montra que os ODM podem ser alcançados até nas nações mais pobres, desde que sejam aplicadas boas políticas e os projetos sejam apoiados com os recursos necessários. EFE emm/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG