Ban celebra acordo na Bolívia sobre Constituição

Nações Unidas, 21 out (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou hoje sua satisfação com o acordo alcançado pelo Governo boliviano e a oposição para a convocação de um plebiscito sobre a nova Constituição.

EFE |

A porta-voz da ONU, Michèle Montas, disse que o acordo é "um grande passo adiante após meses de tensões na resolução do enfrentamento político que dividiu os bolivianos".

Segundo ela, o pacto "proporciona uma base que colabora no próximo período para construir um futuro democrático, íntegro e próspero para seu país".

"O secretário-geral acolhe com beneplácito o acordo alcançado hoje pelo Congresso Nacional da Bolívia sobre o texto da nova Constituição e sobre o processo para aprová-la", disse a porta-voz.

Montás transferiu as felicitações de Ban ao presidente Evo Morales e aos líderes opositores "por seu compromisso com a resolução pacífica de suas diferenças, que é o que finalmente fez este acordo possível".

Ela assegurou que "foi um privilégio" para a ONU participar do processo de diálogo que levou ao acordo, junto a Organização dos Estados Americanos (OEA), União de Nações Sul-americanas (Unasul) e União Européia (UE). EFE jju/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG