Ban anuncia que enviado especial chega amanhã ao Quirguistão

Viena, 8 abr (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lançou hoje a partir de Viena um chamado urgente ao diálogo pacífico no Quirguistão e anunciou que amanhã viajará ao país um enviado especial das Nações Unidas.

EFE |

"Enviarei de urgência o representante Jan Kubis, que viajará amanhã", disse Ban em entrevista coletiva, depois de se reunir em Viena com o ministro de Exteriores da Áustria, Michael Spindelegger.

Ban comentou que, na sua visita a Biskek há menos de uma semana, sentiu "tensão no ar" e expressou ao presidente do Quirguistão, Kurmanbek Bakiyev, sua preocupação, destacando a necessidade que se respeitem os direitos humanos e a liberdade de imprensa.

O secretário-geral da ONU acredita que ele foi, no sábado passado, a última autoridade internacional a conversar com Bakiyev antes dos distúrbios que o obrigaram a abandonar o país.

"Mantive um encontro com o presidente e outras personalidades.

Tive a impressão que havia tensão no ar (..), mas acho que a pressão é crescente nos últimos meses", assinalou.

"Tive palavras claras, sobre o importante que é proteger os direitos humanos, e garantir a liberdade de imprensa e a liberdade de reunião", destacou Ban, em alusão no fechamento de uma emissora de televisão poucos dias antes de sua chegada ao país.

"Os meios de comunicação são o motor para o bem-estar de um país.

Estou preocupado diante da violência, que matou dezenas de pessoas e deixou centenas de feridos", acrescentou.

Após fazer o "chamado urgente" a uma negociação pacífica das partes em conflito, assinalou que o Cazaquistão, como presidente da Organização para a Cooperação e Segurança na Europa (OSCE) enviará também um "representante de alto nível", que coordenará sua ação com Kubis.

Ban viajou para Viena a partir do Cazaquistão após concluir uma visita de quase uma semana as ex-repúblicas soviéticas de Ásia Central. EFE Wr/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG