Ban anuncia novo enviado especial no Saara

Nações Unidas, 7 jan (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou hoje a nomeação de Christopher Ross como novo enviado especial para o Saara Ocidental, com a missão de retomar o diálogo entre Marrocos e a Frente Polisário.

EFE |

A porta-voz da ONU, Michèle Montas, detalhou que Ban informou hoje ao Conselho de Segurança sua intenção de nomear o diplomata americano em substituição ao holandês Peter Van Walsum, a quem o secretário-geral decidiu em agosto passado não renovar no cargo.

"Ross trabalhará com as partes e os países vizinhos sobre a base da resolução 1.813 do Conselho de Segurança, assim como com as anteriores, aproveitando o progresso conseguido até o momento na busca de uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável, que alcance a autodeterminação do povo saaráui", assinalou a porta-voz.

Com 65 anos, Ross é um diplomata com uma longa carreira dentro do Departamento de Estado americano, com postos de embaixador na Argélia e Síria, além de ser um dos responsáveis pela campanha lançada por Washington em 2003 para melhorar a imagem do país no mundo árabe. EFE jju/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG