Porto Príncipe, 14 mar (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou hoje em Porto Príncipe a intenção do organismo de construir, antes do início da temporada de furacões, casas resistentes para os desabrigados pelo terremoto que sacudiu o Haiti em 12 de janeiro.

Em entrevista coletiva concedida junto com o presidente haitiano, René Préval, Ban disse que a ideia é construir casas "para o maior número de pessoas" antes de junho, quando começa a próxima temporada de furacões no Caribe.

Além disso, expressou o interesse da ONU de constatar o estado dos imóveis que não foram afetados pelo terremoto para que seus proprietários possam retornar a eles.

Ban e Préval concordaram que se faz necessária uma melhor coordenação na ajuda enviada ao Haiti principalmente para evitar que esta concorra com a produção e o comércio do país.

O presidente haitiano sugeriu que as compras de produtos como o arroz sejam feitas diretamente no Haiti "para prevenir qualquer concorrência".

Esta é a segunda visita do secretário-geral da ONU ao Haiti.

Antes, Ban havia estado no país poucos dias depois do terremoto, que deixou 217 mil mortos e 1,2 milhão de desabrigados. EFE rc/bba

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.