pesar da Noruega por vazamento de documento que o critica - Mundo - iG" /

Ban agradece pesar da Noruega por vazamento de documento que o critica

Nações Unidas, 26 ago (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, agradeceu hoje o pesar expressado pela Noruega após o vazamento na semana passada de um documento interno do Governo norueguês bastante crítico com a gestão do sul-coreano à frente do organismo mundial.

EFE |

O principal responsável das Nações Unidas disse que conversou por telefone na terça-feira com o ministro de Assuntos Exteriores norueguês, Jonas Støre, que expressou "o pesar" do Executivo de Oslo pelo ocorrido, como já havia feito dias antes em entrevista coletiva.

"Agradeço pela entrevista coletiva e pelo telefonema", disse Ban, que na quinta-feira começa uma viagem por Áustria, Noruega e Suíça.

O secretário-geral garantiu que está aberto a receber "críticas construtivas" que permitam melhorar seu desempenho à frente da ONU, seja de Estados-membros ou da imprensa, que "têm direito a opinar".

Ban lembrou que o país escandinavo é, "um dos países mais generosos e mais ativos das Nações Unidas".

As declarações de hoje do secretário-geral remetem à polêmica surgida pela divulgação no jornal norueguês "Aftenposten" de uma carta confidencial a seu Ministério escrita pela embaixadora de Oslo na ONU, Mona Juul.

No documento, Ban é descrito como "fraco e indeciso", ao mesmo tempo em que se ressalta sua "falta de carisma". O texto ainda afirma que, "em um momento em que a ONU e as soluções multilaterais são mais necessárias do que nunca, Ban e as Nações Unidas estão marcadamente ausentes".

As críticas contidas na carta se somam às que Ban recebeu nos dois últimos meses em alguns veículos de imprensa com repercussão mundial, como a revista "The Economist" e o jornal "The Wall Street Journal", entre outros. EFE jju/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG