consternado com atentado no Afeganistão - Mundo - iG" /

Ban afirma estar consternado com atentado no Afeganistão

Nações Unidas, 26 ago (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse hoje estar consternado e afligido pelo atentado cometido na terça-feira em Kandahar, que deixou pelo menos 43 mortos e 65 feridos.

EFE |

A porta-voz das Nações Unidas, Michèle Montas, afirmou que Ban condena esta "ação de violência brutal e sem sentido" cometida nas proximidades de um hotel da cidade do sul do Afeganistão, enquanto o país aguarda o resultado das eleições presidenciais da semana passada.

A detonação de um veículo carregado com explosivos destruiu o hotel e 12 casas próximas, segundo o Ministério do Interior afegão, que descreveu as vítimas como "afegãos inocentes".

A insurgência talibã negou hoje em comunicado divulgado em um site sua participação no atentado e o condenou "energicamente".

A província de Kandahar e a vizinha Helmand são os principais redutos dos talibãs, que intensificaram nas últimas semanas sua campanha de violência com o objetivo de desestabilizar as eleições realizadas na semana passada no país.

O ataque de terça-feira coincidiu com o anúncio dos primeiros resultados parciais das eleições presidenciais, que concedem uma ligeira vantagem ao atual presidente, Hamid Karzai. EFE jju/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG