terremoto de 7,4 graus que afetou a ilha, provocando a morte de 59 pessoas, segundo o balanço mais recente." / terremoto de 7,4 graus que afetou a ilha, provocando a morte de 59 pessoas, segundo o balanço mais recente." /

Balanço de vítimas por terremoto na Indonésia sobe para 59 mortos

SUKASETIA - As equipes de resgate continuam trabalhando na ilha indonésia de Java para tentar encontrar os desaparecidos após o http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/09/03/mortes+por+terremoto+na+indonesia+chegam+a+57+8242927.html target=_topterremoto de 7,4 graus que afetou a ilha, provocando a morte de 59 pessoas, segundo o balanço mais recente.

Redação com agências internacionais |

"Pelo menos 59 pessoas morreram e 37 continuam desaparecidas", afirmou o porta-voz da agência que coordena os resgates, Priyadi Kardono.

O tremor sacudiu na quarta-feira a ilha de Java e as réplicas foram sentidas em Bali e Sumatra. Quase 31.000 casas foram afetadas no terremoto.


Voluntários vasculham destroços na Indonésia / AP

Ajuda aos desabrigados

Com o avanço do Exército, da Polícia e de funcionários do governo, os desabrigados começaram a receber barracas, cobertores, primeiros socorros e alimentos.

Agumas equipes colaboraram também na remoção dos escombros de casas com a ajuda dos próprios vizinhos, instalados em abrigos temporários em várias localidades.

As autoridades estimam que os números definitivos devem se aproximar dos atuais, talvez um pouco acima, isso porque alguns lugares ainda estão isolados e as possibilidades de encontrar pessoas com vida e desaparecidos diminui com o passar do tempo.

Série de terremotos

O terremoto de ontem foi o maior registrado em Java desde o ocorrido em Yogyakarta em 2006, que causou cerca de 6 mil mortos, embora tenha atingido os 6,2 graus na escala Richter.

A Indonésia está situada sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma área com grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por pelo menos 7 mil tremores por ano, a maior parte moderados.

Em 26 de dezembro de 2004, um sismo de 9 graus gerou um tsunami que castigou cerca de dez países banhados pelo Oceano Índico, causando 226 mil mortos, 170 mil deles na Indonésia.

* Com EFE

Leia mais sobre terremoto

    Leia tudo sobre: indonesiaterremoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG