tremor de magnitude 7,4 na escala Richter que na quarta-feira sacudiu a ilha indonésia de Java, segundo último balanço publicado nesta sexta-feira. " / tremor de magnitude 7,4 na escala Richter que na quarta-feira sacudiu a ilha indonésia de Java, segundo último balanço publicado nesta sexta-feira. " /

Balanço de mortos no terremoto na Indonésia sobe para 64

SUKASETIA - Pelo menos 64 pessoas morreram em consequência do violento http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/09/03/mortes+por+terremoto+na+indonesia+chegam+a+57+8242927.html target=_toptremor de magnitude 7,4 na escala Richter que na quarta-feira sacudiu a ilha indonésia de Java, segundo último balanço publicado nesta sexta-feira.

Redação com agências internacionais |

O balanço pode continuar aumentando, uma vez que as equipes de socorro afirmam ter poucas esperanças de encontrar sobreviventes.


Voluntários vasculham destroços na Indonésia / AP

As buscas se concentram nas proximidades da pequena cidade de Cianjur, onde o tremor provocou um deslizamento de terra que soterrou várias casas.

Os socorristas cavam com as próprias mãos ou com a ajuda de alguma ferramenta improvisada enquanto esperavam pela chegada das escavadeiras em Cianjur, que fica nas colinas da parte oeste de Java.

O sismo de quarta-feira foi sentido com força em Jacarta, a quase 200 km do epicentro, onde milhares de pessoas saíram de casas e prédios.

O terremoto aconteceu às 14h55 (4h55 de Brasília), e seu epicentro foi localizado no oceano Índico, 200 quilômetros ao sul de Jacarta a uma profundidade de 49 quilômetros, segundo o Instituto Geológico americano (USGS).

O tremor foi seguido de várias réplicas, de magnitude menos elevada, "em torno de 5, que as pessoas não sentiram", indicou um membro da Agência Indonésia de Meteorologia e Geofísica.

Em 2006, um terremoto submarino de magnitude 7,7 provocou um tsunami sobre a costa meridional de Java, causando a morte de 596 pessoas.

Ajuda aos desabrigados

Com o avanço do Exército, da Polícia e de funcionários do governo, os desabrigados começaram a receber barracas, cobertores, primeiros socorros e alimentos.

Agumas equipes colaboraram também na remoção dos escombros de casas com a ajuda dos próprios vizinhos, instalados em abrigos temporários em várias localidades.

"Anel de fogo"

A Indonésia está situada sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma área com grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por pelo menos 7 mil tremores por ano, a maior parte moderados.

Em 26 de dezembro de 2004, um sismo de 9 graus gerou um tsunami que castigou cerca de dez países banhados pelo Oceano Índico, causando 226 mil mortos, 170 mil deles na Indonésia.

* Com EFE

Leia mais sobre terremoto

    Leia tudo sobre: indonésiaterremoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG