Baixa participação marca eleições legislativas no Kosovo

Apenas 11% compareceram às urnas nas primeiras horas; população vota pela primeira vez desde declaração de independência

EFE |

A normalidade democrática e a baixa participação, de apenas 11,11% do eleitorado nas primeiras quatro horas e meia, estão sendo a regra nas primeiras eleições legislativas que o Kosovo celebra desde que declarou em 2008 sua independência unilateral da Sérvia.

Os dados foram anunciados pela Comissão Eleitoral Central (CEC), que contabilizou a presença registrada entre 4h e 8h30 (horários de Brasília) e informou que não foram registrados incidentes significativos.

AP
Local de votação no Kosovo, que passa por primeiras eleições legislativas desde a declaração de independência
Ao votar, autoridades ressaltaram á população a importância da votação. "Peço a todos os kosovares a votar", disse o primeiro-ministro interino, Hashem Thaçi, ao depositar seu voto esta manhã em Pristina. "Hoje Kosovo vota por seu futuro europeu, por um Kosovo europeu, pela liberalização dos vistos, para ser membro da Otan e para nos aproximar da União Europeia".

O presidente interino, Jakup Krasniqi, também fez declarações ao votar. "Espero que esta jornada acabe como começou, sem nenhum problema, pelo interesse do Kosovo e o desenvolvimento da democracia".

Os líderes kosovares estão cientes de que o desenvolvimento pacífico da votação é uma prova de peso para provar as credenciais democráticas do território - reconhecido como país por 72 nações.

A jornada transcorre sem incidentes significativos, mas a Polícia informou neste domingo sobre um tiroteio noturno no norte do território, onde se concentra a metade dos 100 mil sérvios do Kosovo, aos quais Belgrado pediu que não votem. Na confusão, um escritório dinamarquês das forças da Otan na localidade de Zubin Potok foi atingido por disparos feitos por um grupo de desconhecidos, sem deixar vítimas, informou um porta-voz da Polícia kosovar.

    Leia tudo sobre: eleições legislativaskosovovotação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG