Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Bactéria da tuberculose obstrui resposta imunológica natural, diz estudo

Londres, 14 set (EFE) - A principal bactéria causadora da tuberculose, a mycobacterium tuberculosis, bloqueia a resposta imunológica natural que produziria a morte das células infectadas e, assim, obstruiria a propagação da doença.

EFE |

Em uma pesquisa publicada hoje pela revista científica britânica "Nature Immunology", cientistas do Brigham and Women's Hospital Medicine de Boston (Estados Unidos) explicam que estas bactérias são capazes de impedir que o sistema imunológico destrua as células que servem de "incubadoras" para se reproduzir.

A resposta natural do corpo é provocar a morte dos macrófagos - chamada apoptose -, que são as células que as bactérias invadem para se reproduzir.

No entanto, a equipe pesquisadora, liderada por Heinz Remold, assegura que as bactérias impedem a apoptose e continuam se multiplicando dentro dos macrófagos.

Em determinado momento, as novas bactérias geradas causam a ruptura dessas células para poder infectar outras saudáveis e seguir se reproduzindo.

No final, o destino do macrófago também é morrer, mas, em vez de fazê-lo por mãos do sistema imunológico por apoptose, faz por necrose, o que permite a multiplicação das bactérias e a conseqüente propagação da doença.

Segundo os cientistas, a descoberta permite compreender o comportamento destas bactérias e a evolução da doença, o que abre novas vias de investigação para o desenvolvimento de remédios que combatam a infecção. EFE vmg/db

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG