Bachelet tenta aproximar posições de Lula e Chávez sobre crise na Bolívia

Santiago, 15 set (EFE).- A presidente do Chile, Michelle Bachelet, tenta aproximar as posições entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o venezuelano Hugo Chávez sobre a crise política da Bolívia, informam fontes oficiais citadas hoje pelo jornal El Mercurio.

EFE |

Segundo esta informação, a proposta que será discutida hoje em Santiago pelos líderes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) seguirá a linha de não intervir nos assuntos internos bolivianos e não mencionar os Estados Unidos.

Bachelet, presidente rotativa da Unasul, convocou para hoje em Santiago uma "reunião de emergência" dos chefes de Estado do bloco sul-americano para buscar uma saída para o conflito na Bolívia e expressar apoio institucional ao presidente Evo Morales.

Nem todos os governantes têm a mesma opinião sobre qual deve ser o papel dos países sul-americanos, já que enquanto Chávez defende uma presença ativa, inclusive militar, para apoiar o Governo boliviano, Lula se mostra mais moderado.

Ao contrário de outros líderes, Lula não pareceu muito convencido da necessidade da cúpula extraordinária.

De fato, Lula disse no sábado que a reunião de líderes da Unasul "só faz sentido" se "houver uma proposta" e o Governo e a oposição da Bolívia decidirem acatá-la.

"Esta reunião só faz sentido se houver um pedido da Bolívia e uma proposta, porque se as duas partes não estão pedindo que nos reunamos, caso nós tomemos uma decisão e depois nenhuma das partes a acate, a reunião terá sido inútil", declarou Lula às vésperas da reunião na capital chilena.

Bachelet anunciou oficialmente no sábado que convocou uma reunião de emergência dos presidentes da Unasul para analisar a crise política na Bolívia.

No entanto, Chávez antecipou a realização do encontro durante uma entrevista na televisão na sexta-feira à noite, quando ainda não tinha concluído a rodada de contatos com todos os governantes sul-americanos. EFE mf/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG