Bachelet recebe Zelaya com honras de líder de Estado

Santiago do Chile, 13 ago (EFE).- A presidente do Chile, Michelle Bachelet, recebeu hoje o governante deposto de Honduras, Manuel Zelaya, com honras de líder de Estado, incluindo tapete vermelho e guarda de honra.

EFE |

Depois das honras da guarda e antes do início da reunião, Bachelet deu as boas-vindas ao líder deposto e reafirmou o compromisso de seu Governo e do Chile com os valores da democracia.

Também foram convidados para a reunião os presidentes dos partidos políticos chilenos, do Senado e da Câmara dos Deputados, além de titulares das comissões de Relações Exteriores do Parlamento.

Zelaya se dirigiu ao Palácio da Moeda diretamente do aeroporto de Santiago, de onde pediu que a comunidade internacional e, especialmente, os Estados Unidos adotem medidas mais firmes contra o novo Governo de seu país.

O líder deposto disse que qualquer coisa que os EUA fizerem será especialmente importante, pelo peso que o país tem na economia de Honduras e ressaltou que se Washington "mantiver medidas mornas, o golpe não vai se reverter".

Manifestou ainda que está esperançoso que o diálogo com Bachelet gere frutos, "para que a comunidade internacional planeje mecanismos fortes, coercitivos, que impeçam que estes fatos em Honduras voltem a se repetir". EFE ns/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG