Bachelet oferece cooperação científica contra gripe ao Mercosul

Assunção, 24 jul (EFE).- A presidente chilena, Michelle Bachellet, ofereceu hoje na Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul a colaboração científica de seu país na luta contra a gripe suína, que castiga a região, com centenas de casos fatais.

EFE |

Bachelet disse que o Chile, o país sul-americano mais afetado pela pandemia depois da Argentina, "pode capacitar em técnicas de confirmação de casos, assim como gestão clínica de casos graves".

Na sessão preparatória da cúpula, que reúne também o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além dos chefes de Estado da Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai, foi aprovada uma declaração para fortalecer a estratégia de luta contra a doença.

O documento, apresentado pela ministra da Saúde do Paraguai, Esperanza Martínez, propõe definir as vacinas, os antivirais e os equipamentos de diagnóstico como "bens públicos globais, cujo acesso equitativo seja possível para toda a população".

Também propõe ampliar "a capacidade de produção e aquisição (dos antivirais) pelos países da região" e sugere fortalecer a rede de laboratórios de detecção e alerta antecipado.

Assim como os outros líderes, Bachelet, que preside a União de Nações Sul-americanas (Unasul), se pronunciou com firmeza contra o golpe de Estado em Honduras e pediu para preservar "a unidade e a coesão de trabalho alcançado até agora" na campanha para conseguir a restituição ao poder de Manuel Zelaya.

Também mostrou sua estima à mediação do presidente da Costa Rica, Óscar Arias, e ao papel da Organização dos Estados Americanos (OEA) para buscar uma saída pacífica à crise gerada após a deposição de Zelaya, em 28 de junho.

"Como presidente pró-tempore da Unasul, conheci a excelente predisposição de Zelaya de evitar a violência e o confronto", disse a governante, que ontem fez uma visita de Estado ao Paraguai.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados. EFE lb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG