salto de desenvolvimento no Chile - Mundo - iG" /

Bachelet diz que é preciso salto de desenvolvimento no Chile

Pequim, 12 abr (EFE).- A presidente do Chile, Michelle Bachelet, se tornou hoje a primeira chefe de Estado da América Latina a participar do Fórum Boao para a Ásia (BFA, na sigla em inglês), onde afirmou que o objetivo do país é dar um salto de desenvolvimento no prazo de uma geração, algo que a Ásia mostrou ser possível.

EFE |

A oitava edição do BFA, centrada este ano no meio ambiente, sob o lema "Avancemos rumo a uma Ásia Verde com mudanças com as quais todos ganhem", foi aberta hoje pelo presidente chinês, Hu Jintao, e conta com a participação de 1.700 políticos e empresários.

"A Ásia continua sendo uma das regiões mais dinâmicas do mundo, e a China continuará contribuindo para seu desenvolvimento", declarou Hu na abertura do BFA.

Ao destacar as conquistas chilenas, Bachelet destacou que seu país "é hoje uma democracia consolidada".

"Temos crescido e reduzido a pobreza de 40% para 13%. Construímos um novo sistema de proteção social, e nosso objetivo é dar um salto de desenvolvimento no prazo de uma geração. A Ásia é um testemunho de que isso é possível", afirmou.

"O Chile, que desde 1994 participa do Fórum Econômico da Ásia e do Pacífico (Apec), está convencido de que, se no século XIX o eixo da economia internacional esteve na Europa, e no XX nos Estados Unidos, no XXI estará na Ásia-Pacífico", destacou.

Sobre a reforma das instituições financeiras internacionais, Bachelet disse que "as economias emergentes, como a China e o Chile, devem ter uma voz muito mais forte".

Após afirmar que seu Governo está engajado na luta contra a mudança climática, Bachelet ressaltou que também trabalha para fortalecer a cooperação entre a China e a Ásia e a América Latina.

Esta noite, a presidente chilena participará do jantar oficial do BFA e amanhã se reunirá com Hu Jintao.

Depois, viajará a Pequim para se reunir com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao. EFE pc/wr/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG