novo tipo de relação entre EUA e América do Sul - Mundo - iG" /

Bachelet destaca novo tipo de relação entre EUA e América do Sul

Port of Spain, 18 abr (EFE).- A presidente do Chile, Michelle Bachelet, destacou hoje que em Port of Spain teve início um novo tipo de relação entre os Estados Unidos e a América do Sul, após a reunião entre o presidente Barack Obama e com os colegas da União de Nações de Sul-americanas (Unasul).

EFE |

A reunião foi o primeiro ato do dia da 5ª Cúpula das Américas, realizada na capital de Trinidad e Tobago e que começou na sexta com grandes expectativas de que Obama esclareça a postura dos EUA no continente americano.

"Foi uma reunião formidável, entendemos como um pontapé inicial, o início de um novo tipo de relação. Ficou no ambiente uma sensação de otimismo e de muita esperança", afirmou aos jornalistas após o encontro e posterior almoço realizado pelos participantes.

Bachelet, que exerce a Presidência temporária da Unasul, destacou que o ambiente foi "extraordinariamente construtivo" e que a atitude dos participantes foi "positiva e cheia de esperança para continuar trabalhando em uma agenda para o desenvolvimento" dedicada principalmente aos países mais vulneráveis do continente.

A presidente disse que não conversou com Obama sobre questões bilaterais, pois optou por deixar para uma reunião posterior entre os dois "um sem-fim de outros temas que são de grande importância para o Chile".

No entanto, não explicou se o encontro bilateral acontecerá na própria cúpula ou em uma visita posterior de algum dos líderes ao outro país.

Bachelet se reuniu hoje separadamente com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, e o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, e se encontrará nesta tarde com o presidente do Peru, Alan García.

A presidente chilena foi muito vaga ao falar sobre a reunião com García, a qual "ele solicitou", e destacou que será "séria, honesta, na qual serão discutidos os temas bilaterais que correspondam".

O chanceler peruano, José Antonio García Belaúnde, assegurou hoje que o encontro terá "uma agenda ampla" e não se limitará ao processo que as autoridades peruanas impetraram junto ao Tribunal Internacional de Justiça pelos limites marítimos com o Chile. EFE fjo/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG