Bachelet destaca importância de cooperação entre Equador e Chile

Quito, 10 ago (EFE).- A presidente chilena, Michele Bachelet, enviou hoje, dia em que os equatorianos comemoram sua independência, uma mensagem ao chefe de Estado equatoriano, Rafael Correa, na qual destaca sua vontade de apoio e cooperação bilateral.

EFE |

Na mensagem, retransmitida pelo canal público "Equador TV", a presidente chilena disse concordar com Correa em seu desejo de que ambos os países cresçam "com dignidade" e na necessidade de "pagar a dívida social que marcou a América Latina".

Além disso, ressaltou a importância de beneficiar, nesse processo, "os marginalizados do progresso".

Bachelet lembrou históricos laços de amizade entre Equador e Chile e destacou que essa ligação se aprofundou ainda mais com a visita de Correa a Santiago, em março passado.

Sobre o desenvolvimento, Bachelet se referiu à importância de uma "globalização com face humana".

A respeito da situação interna do Equador, a presidente chilena especificou que o país vive "um momento especial" ao se referir ao referendo previsto para o próximo dia 28 de setembro sobre a Carta Magna redigida pela Assembléia Constituinte.

Bachelet expressou, além disso, seu "profundo anelo de seguir trabalhando juntos (Equador e Chile) e estreitar os laços de amizade e cooperação no futuro".

Equador festeja hoje os 199 anos do chamado Primeiro Grito de Independência com diferentes atos cívicos, militares e culturais.

EFE sm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG