Bachar al-Assad é recebido no Eliseu por Nicolas Sarkozy

O presidente sírio Bachar al-Assad chegou na tarde deste sábado ao palácio do Eliseu, em Paris, para uma reunião com seu colega francês Nicolas Sarkozy, na véspera da cúpula que deve lançar a União pelo Mediterrâneo (UPM), constataram jornalistas da AFP.

AFP |

A visita do número um sírio a Paris, a primeira desde uma visita de Estado em 2001, marca seu retorno no cenário diplomático.

A comunidade internacional pôs a Síria em quarentena depois do assassinato, em fevereiro de 2005, do ex-primeiro-ministro libanês Rafic Hariri. A Síria foi acusada por uma comissão de investigação internacional de ter planejado o atentado que matou o ex-premier, mas negou qualquer envolvimento no crime.

A visita do presidente Assad a Paris suscitou duras críticas na França.

Sete meses depois da visita muito controvertida a Paris do coronel Muammar Kadhafi, a oposição de esquerda e várias ONG denunciaram a recepção na França de outro "ditador" e as violações dos direitos humanos cometidas em seu país.

Depois de sua reunião com Sarkozy, Assad deve se encontrar no Eliseu (sede da presidência francesa) com o presidente libanês Michel Sleimane, na presença do chefe do Estado francês e do emir do Qatar Hamad Bin Khalifa al-Thani, presidente em exercício do Conselho de Cooperação dos Países Árabes do Golfo.

Este encontro poderia permitir discussões sobre o eventual estabelecimento de relações diplomáticas entre a Síria e o Líbano.

npk/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG