'Baby Doc' será interrogado pela polícia no Haiti

Ex-presidente haitiano está no país desde domingo, depois de ter passado 25 anos de exílio na França

iG São Paulo |

No Haiti desde domingo, o ex-presidente haitiano jean-Claude "Baby Doc" Duvalier será interrogado pela polícia.

De acordo com oficiais haitianos, o ex-líder estará à disposição do sistema judiciário do país. Um procurador e um juiz foram vistos na manhã desta terça-feira chegando ao hotel de luxo em que "Bay Doc" está hospedado em Pétionville. Cerca de 10 policiais também entraram no hotel onde está o ex-presidente.

As autoridades querem questioná-lo sobre acusações de desvio de dinheiro público durante sua gestão.

Tensão

A chegada de "Baby Doc", após o exílio de 25 anos na França, aumentou ainda mais a tensão no país, que desde as eleições presidenciais, em 28 de novembro, está mergulhado em uma crise política pela indefinição de quem disputará o segundo turno.

Jean Claude "Baby Doc" Duvalier nasceu em 3 de julho de 1951, em Porto Príncipe. Filho do ditador François “Papa Doc” Duvalier, assumiu o cargo do pai após sua morte, em 1971. Teve dois filhos com Michele Bennett, de quem se divorciou, e se formou em direito na Universidade do Haiti. Foi deposto após uma revolta popular em 1986, quando se exilou na França deixando o país em um jato militar americano.

Sua “expulsão” se deu após a milícia particular denominada “Tonton Macoutes” reprimir com violência e mortes diversos protestos contra a sua administração, que chegou a fechar escolas e universidades, além de proibir rádios de divulgar os confrontos sangrentos.

Em 2007, uma corte de Genebra chegou a bloquear parte dos US$ 6,2 milhões depositados em uma conta de Duvalier na Suíça, mas em 2010 a Suprema Corte do país determinou que os US$ 4,6 milhões previamente destinados à caridade retornassem à família do ex-ditador.

*Com BBC e informações da reportagem de Vicente Seda, de Porto Príncipe, Haiti

    Leia tudo sobre: haitibaby doceleiçõesoea

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG