Babel se torna a 12ª província iraquiana a assumir a própria segurança

BAGDÁ - A província iraquiana de Babel se transformou hoje na 12ª região a assumir as competências de segurança no país, depois que as tropas americanas transferiram essas responsabilidades às autoridades locais.

Redação com agências internacionais |

A cerimônia de cessão na cidade de Hilla, capital de Babel (sul do Iraque), começou com a leitura de versículos do Alcorão e aconteceu em meio a fortes medidas de segurança, incluindo a proibição de circular em veículos e a de entrar ou sair da província. 

Durante o ato, retransmitido pela televisão e com a presença de representantes americanos, o conselheiro de Segurança Nacional do Iraque, Mouwafak al-Rubaie, comemorou a transferência e anunciou que a vizinha região de Wasit se transformará em breve na 13ª província a assumir os trabalhos de segurança.

No entanto, Rubaie não deu uma data concreta para essa cessão.

Durante seu discurso, o conselheiro ressaltou que os iraquianos "manejam as rédeas de seu destino", e acrescentou que, ao assumir novas responsabilidades, as forças de segurança mostram o aumento de sua capacidade para manter a estabilidade e lutar contra o terrorismo e contra aqueles que permanecem fora da lei.

"É uma prova do nível de autonomia das forças de segurança", disse.

Além disso, reafirmou a determinação do Governo iraquiano em controlar a segurança em todas as províncias, algo que, segundo previu, ocorrerá em um "futuro próximo".

Leia também:

Leia mais sobre atentado

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG