Azerbaijão e Turcomenistão buscam cooperar em projetos energéticos

Baku, 19 mai (EFE) - Os presidentes do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e do Turcomenistão, Kurbanguly Berdymukhamedov, se reuniram hoje em Baku com o objetivo de retomar as relações após anos de afastamento e cooperar em projetos energéticos.

EFE |

Berdymukhamedov, que iniciou uma política de abertura do Turcomenistão ao mundo desde que substituiu no poder Saparmurat Niyazov, que morreu no final de 2006, é o primeiro chefe de Estado do país a visitar Baku em 12 anos.

Às vésperas da visita, o Azerbaijão abonou uma dívida do Turcomenistão de US$ 44,8 milhões relacionada a fornecimento de gás pendente desde o início da década passada.

Oficialmente, o Governo informou que após a reunião de hoje foram assinados sete acordos de cooperação entre os ministérios de Finanças e os de Exteriores e as Câmaras de Comércio e Indústria, sobre transporte e política juvenil e esportes.

No entanto, segundo fontes, o assunto central das negociações entre Aliyev e Berdymukhamedov foi a cooperação de seus países nos projetos dos oleodutos Transcáspio e Nabucco, impulsionados pela União Européia (UE) e pelos Estados Unidos, respectivamente.

As relações entre Turcomenistão e Azerbaijão pioraram no início da década passada por divergências sobre os critérios de repartição do Cáspio entre os países ribeirinhos e em relação a algumas jazidas de hidrocarbonetos na plataforma marinha. EFE fg/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG