Suleimaniya (Iraque), 24 jul (EFE).- Aviões turcos bombardearam várias áreas fronteiriças do norte do Iraque, sem causar vítimas, informaram hoje fontes do Governo autônomo do Curdistão iraquiano e dirigentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

O coronel Hussein Tamar, chefe de segurança na província curda de Dahuk, disse à Agência Efe que "o bombardeio começou às 22h de ontem sobre as localidades de Nyrwa, Rykan e Nyhili, a poucos quilômetros da fronteira". Tamar disse que não houve vítimas durante a ofensiva.

Antes, o Exército turco havia emitido um comunicado informando do ataque sobre 13 alvos do PKK na região de Zab, no norte do Iraque.

O porta-voz do PKK, Said Ahmed Deniz, confirmou que "a região de Zab foi bombardeada, mas ainda não temos mais detalhes".

O general Jabar Yawar, representante do Executivo curdo, afirmou à Efe que, "de acordo com o Governo regional, esta zona é abandonada desde 1980, porque foi cenário de combates entre o PKK e a Turquia".

Acrescentou que o bombardeio durou cerca de uma hora e que não houve vítimas fatais, apenas alguns incêndios.

A Turquia acusa a comunidade curda do norte do Iraque de apoiar os integrantes do PKK.

Segundo Ancara, mais de 2 mil membros desta organização se escondem no Curdistão iraquiano, por isso lançou várias campanhas militares por ar e terra contra diferentes alvos no Iraque. EFE fm/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.