Aviões partem do Canadá com ajuda a Haiti

Toronto (Canadá), 14 jan (EFE).- Dois aviões militares de carga partiram hoje do Canadá para o Haiti com material de ajuda e equipes de pessoas, e espera-se que, ao longo do dia, saiam outro avião e duas fragatas, informou o Governo canadense.

EFE |

Ao mesmo tempo, espera-se para hoje a chegada a Montreal dos primeiros 100 canadenses retirados do Haiti, que terça-feira registrou um forte terremoto que devastou a capital, Porto Príncipe, e deixou milhares de mortos e feridos.

O ministro da Defesa canadense, Peter MacKay, disse hoje, durante uma entrevista coletiva, que no final do dia, zarparão duas fragatas com uma carga de ajuda humanitária e devem chegar ao Haiti em quatro ou cinco dias.

Além disso, um avião C17 e um C130 Hércules das Forças Aéreas canadenses partiram no início do dia de hoje com material, assim como pessoal médico, engenheiros e equipes de busca e resgate.

Um segundo C17 viajará a Porto Príncipe no final do dia, com mais equipes.

O ministro de Assuntos Exteriores canadense, Lawrence Cannon, disse, durante a mesma entrevista coletiva, que manteve conversas com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, para coordenar a ajuda canadense ao Haiti.

Cannon também declarou que hoje falará com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim.

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 de Brasília da terça-feira e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe, a capital do Haiti. Ontem, o primeiro-ministro do país, Jean Max Bellerive, havia avaliado o número de mortos em "centenas de milhares".

O Exército brasileiro confirmou que pelo menos 14 militares do país que participam da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) morreram em consequência do terremoto.

A brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, também morreu no tremor. EFE jcr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG