Jerusalém, 11 jul (EFE).- Aviões de combate israelenses treinam no Iraque um possível ataque às instalações nucleares do Irã, informou hoje a versão na internet do jornal israelense Yedioth Ahronoth.

"Caças-bombardeiros israelenses sobrevoaram território iraquiano durante o último mês em uma preparação de um possível ataque às instalações nucleares iranianas", diz o diário, que cita fontes no Ministério da Defesa do Iraque.

Segundo a informação, os aviões israelenses utilizam as bases norte-americanas no Iraque para aterrissar após uma viagem de cerca de mil quilômetros.

Segundo o jornal, que também cita a "Rádio Militar israelense", a existência destas manobras chegou a ouvidos iranianos, o que fez com que os Estados Unidos reforçassem a vigilância nas bases utilizadas pelos israelenses nestes exercícios.

Nenhuma fonte em Israel confirmou nem desmentiu até agora a informação.

Israel não costuma revelar a existência nem a natureza de seus exercícios militares nos casos em que o objetivo é supostamente praticar uma operação a curto prazo, embora no passado tenha se divulgado algumas manobras aéreas na Turquia. EFE elb/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.