Aviões do Brasil, França e Estados Unidos decolaram nesta quarta-feira da base área de Natal para retomar as operações de busca pelos destroços do avião da Air France que desapareceu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo.

"Três aviões Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), um avião Falcon 50 da França e uma aeronave P-3 Orion dos Estados Unidos decolaram nesta madrugada madrugada da base de Natal (Rio Grande do Norte) para retomar as buscas pelos vestígios em alto mar", afirmou uma fonte militar por telefone.

O avião R99, com radares especiais, manteve voos de inspeção e varredura eletrônica de sinais durante toda a noite, e as informações obtidas serão usadas para orientar o plano de voo dos cinco aviões que decolaram com a luz do dia.

Na tarde de terça-feira, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou que aviões da FAB detectaram em alto-mar uma faixa de cinco quilômetros de extensão com destroços de uma aeronave e que não restavam dúvidas que eram do avião da Air France desaparecido.

No voo AF477 Rio-Paris viajavam 228 pessoas de 32 nacionalidades, incluindo 72 franceses e 59 brasileiros.

A investigação do acidente está a cargo da procuradoria de Paris, jurisdição competente pelo fato da maioria das vítimas residir nesta cidade.

ahg/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.