Aviões de guerra da Turquia bombardeiam bases curdas no Iraque

Aviões de guerra da Turquia bombardearam posições de rebeldes separatistas curdos no norte do Iraque, informou neste domingo o exército turco em um comunicado.

AFP |

O ataque contra as bases dos separatistas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) ocorreu na madrugada de sábado para domingo e foi centrado na área de Zap, acrescentou a nota, que foi difundida pelo site do exército, não dando maiores informações.

Com o apoio dos serviços secretos dos Estados Unidos, a Turquia vem realizando vários ataques aéreos contra posições dos rebeldes curdos nessa zona montanhosa desde dezembro de 2007, através de uma autorização parlamentar - que vale por um ano - que permite realizar essas ações.

O PKK é considerado um grupo terrorista pela Turquia e boa parte da comunidade internacional. Ele luta pela independência do sudeste da Turquia, território majoritariamente curdo. Os combates já provocaram até hoje mais de 37.000 mortos.

O governo de Ancara afirma que mais de 2.000 rebeldes curdos se encontram refugiados no norte do Iraque, onde também armazenam armas e explosivos para seus ataques no território turco.

han/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG