Avião reserva de Lula traz 30 brasileiros de volta ao Brasil

Um grupo de 30 brasileiros, incluindo 18 intelectuais que partipavam de um congresso literário em Santiago do Chile, viajam nesta segunda-feira de volta ao Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira, confirmaram ao iG fontes do Palácio do Planalto. A previsão é de que o avião chegue ao País na madrugada de terça-feira.

Leda Balbino, IG São Paulo |

O embarque será feito no avião reserva do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que visitou nesta segunda-feira o Chile para anunciar seu apoio ao país depois do terremoto de sábado.

Os 18 intelectuais participavam do I Congresso Ibero-Americano de Literatura Infantil e Juvenil, iniciado no dia 26 de fevereiro. O evento, que duraria até o dia 6 de março, foi suspenso após o terremoto do fim de semana, que deixou mais de 700 mortos no centro-sul do Chile.

Participavam do congresso 40 brasileiros, incluindo autores e profissionais ligados ao setor editorial do País.

Dentre eles estão as escritoras Lygia Bojunga e Ana Maria Machado; a especialista em Monteiro Lobato Marisa Lajolo; a ilustradora Ângela Lago; o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, José Castilho Marques Neto; a organizadora da Jornada de Passo Fundo, Tânia Rösing (RS); e a secretária-executiva da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), Elizabeth Serra.

As fontes do Planalto não informaram quais são os brasileiros do evento que embarcaram de volta ao Brasil.

O grupo restante de 12 brasileiros é composto de pessoas que tinham entrado em contato previamente com a Embaixada do Brasil em Santiago e puderam ser contatadas facilmente por telefone.


Com EFE, Reuters e BBC

Leia também:

Leia mais sobre terremoto

    Leia tudo sobre: chileterremototerremoto no chile

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG