Avião que caiu em N.York voava no piloto automático, apesar do tempo

Nova York, 15 fev (EFE).- O avião da Continental que caiu na quinta-feira à noite perto da cidade de Búfalo, em Nova York, voava no piloto automático, apesar das condições meteorológicas adversas, informou hoje o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, em inglês).

EFE |

O porta-voz do órgão federal americano, Steve Chealander, confirmou hoje, em entrevista coletiva, que a aeronave estava no piloto automático, algo que o Conselho ressaltou que "não recomenda quando as condições climatológicas são adversas".

No entanto, explicou Chealander, "isso não é uma violação. Nós fazemos uma recomendação, mas corresponde à Autoridade Federal da Aviação Civil (FAA) e às companhias aéreas decidir as regras.

Algumas já as mudaram".

Na noite de quinta-feira, um avião da Continental, operado pela Colgan Air, caiu próximo ao aeroporto de Búfalo, matando os 49 ocupantes da aeronave e uma pessoa que estava na casa sobre a qual caiu.

Os investigadores do NTSB determinaram que, pela posição na qual a parte dianteira e a cauda do avião foram encontradas, o piloto ia para o aeroporto internacional dessa cidade, a dez quilômetros do local do acidente.

Segundo os responsáveis pela investigação, que encontraram na sexta-feira as caixas-pretas do aparelho, o rápido acúmulo de gelo nas asas do avião, um bimotor Q400 Bombardier com 74 lugares, fez a aeronave perder capacidade para continuar voando.

O porta-voz do NTSB ressaltou que os pilotos em muitas ocasiões "decidem voar de forma manual para perceber antes qualquer tipo de situação que, com o automático, demora-se mais. O NTSB recomenda aos pilotos que desliguem o automático quando há muito gelo".

Chealander lembrou também que os fortes ventos de quinta-feira em Nova Jersey atrasaram a saída do avião.

Ele explicou que os inspetores desse organismo seguem retirando os restos mortais das vítimas e da aeronave, e que ainda restam dias de trabalho na área. EFE emm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG