Avião norte-coreano com 40 toneladas de armas é apreendido na Tailândia

A Força Aérea da Tailândia apreendeu um avião cargueiro que fez uma escala para abastecimento no aeroporto de Bangcoc neste sábado, alegando que ele transportava armamentos da Coreia do Norte para um destino desconhecido. Segundo investigadores militares, a aeronave havia partido da capital norte-coreana, Pyongyang, quando teve de fazer um pedido de emergência por mais combustível.

BBC Brasil |

AP
Policiais retiram caixas de armamento militar de avião norte-coreano

As autoridades disseram ter realizado a apreensão após receber uma mensagem de um serviço de inteligência estrangeiro.

Os militares acreditam que o destino do avião era "algum lugar do Sul da Ásia, provavelmente o Paquistão". Mas há relatos de que a aeronave seguiria para o Sri Lanka.

Sanções
Segundo a imprensa tailandesa, foram encontrados a bordo do cargueiro russo Il-76 até 40 toneladas de armamentos, como granadas de propulsão e mísseis.

O material apreendido foi levado para uma instalação militar.

Os cinco tripulantes do avião foram detidos - de acordo com a imprensa, quatro deles seriam do Casaquistão e um de Belarus.

A ONU recentemente aumentou as sanções contra a Coreia do Norte em uma tentativa de cortar a venda de armamentos pelo país, depois que ele realizou um teste nuclear, em maio.

Segundo analistas, a venda de armas é uma importante fonte de renda para a Coreia do Norte, que chega a faturar com isso mais de US$ 1 bilhão por ano.

De acordo com autoridades americanas, o principal produto são os mísseis balísticos e os maiores compradores desses armamentos são o Irã e outros países do Oriente Médio.

Leia mais sobre Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: armasaviãocoréia do nortepyongyangtailândia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG