Avião iraniano cai com 168 pessoas a bordo

Um avião comercial da companhia iraniana Caspian Airlines, com 168 pessoas a bordo, caiu nesta quarta-feira na região norte do Irã. A imprensa de Teerã informou que, ao que tudo indica, não há sobreviventes.

Redação com agências internacionais |

  • Veja imagens do acidente aéreo no Irã

    Reuters
    Homem observa destroços de avião que caiu no Irã

    Homem observa destroços de avião que caiu no Irã

    A aeronave, um modelo Tupolev de fabricação russa, caiu às 11h33 locais (4h03 de Brasília). Segundo a agência oficial IRNA, o avião decolou do aeroporto internacional Imã Khomeiny, em Teerã, e caiu 16 minutos depois, perto de Janat Abad, na província de Qazvin. O destino do voo era a capital da Armênia, Yerevan.

    Emissoras de TV iranianas mostraram imagens de uma grande cratera em uma área rural, com destroços espalhados sobre uma área ampla.

    "O avião ficou completamente destruído e em pedaços", declarou o coronel Massud Jafari Nassab, chefe de polícia da província de Qazvin. "Todas as pessoas que estavam a bordo provavelmente morreram", completou.

    Segundo o site do canal de TV estatal iraniano, 168 pessoas estavam a bordo da aeronave, sendo 153 passageiros e 15 tripulantes. Mais cedo, o canal em inglês Press TV informara 150 pessoas a bordo.

    Citado pela agência IRNA, o chefe do Corpo de Bombeiros de Qazvin afirmou não ter informações sobre o que teria provocado o acidente.

    As frotas de aviões civis e militares do Irã são formadas por aeronaves antigas e em condições precárias por conta de sua idade e da falta de manutenção.

    Desde a revolução islâmica de 1979, o embargo comercial do Ocidente contra o Irã forçou o país a comprar principalmente aeronaves de origem russa, como o Tupolev, para complementar a frota existente de aviões americanos e europeus.

    A Caspian Airlines é uma companhia iraniana. Fundada em 1992, opera voos para Hungria, Emirados Árabes Unidos, Síria, Ucrânia, Armênia, Belarus e Turquia, e também para as principais cidades iranianas.

    (Com informações de EFE, AFP e BBC)

    Leia mais sobre acidentes aéreos

    • Leia tudo sobre: acidenteacidente aéreoirã

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG