Avião com brasileiros resgatados no Chile chega ao Brasil

O avião reserva da Presidência da República chegou na madrugada desta terça-feira ao Brasil trazendo um um grupo de 30 brasileiros que estava no Chile no dia do tremor de 8,8 graus que abalou aquele país.

iG São Paulo |

A aeronave pousou por volta das 2h30 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Entre os resgatados estavam 18 intelectuais que partipavam do I Congresso Ibero-Americano de Literatura Infantil e Juvenil, iniciado no dia 26 de fevereiro. O evento, que duraria até o dia 6 de março, foi suspenso após o terremoto do fim de semana, que deixou mais de 700 mortos no centro-sul do Chile .

Participavam do congresso 40 brasileiros, incluindo autores e profissionais ligados ao setor editorial do País. Dentre eles estão as escritoras Lygia Bojunga e Ana Maria Machado; a especialista em Monteiro Lobato Marisa Lajolo; a ilustradora Ângela Lago; o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, José Castilho Marques Neto; a organizadora da Jornada de Passo Fundo, Tânia Rösing (RS); e a secretária-executiva da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), Elizabeth Serra.

As fontes do Planalto não informaram quais são os brasileiros do evento que embarcaram de volta ao Brasil.


Brasileiros desembarcam em São Paulo / JB Neto-AE

O grupo restante de 12 brasileiros é composto de pessoas que tinham entrado em contato previamente com a Embaixada do Brasil em Santiago e puderam ser contatadas facilmente por telefone.


Com EFE, Reuters e BBC

Leia também:

Leia mais sobre terremoto

    Leia tudo sobre: terremoto no chile

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG