Avião com ajuda espanhola chega amanhã ao Haiti

Panamá, 13 jan (EFE).- A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) informou hoje que seu primeiro voo com ajuda humanitária do Panamá com destino ao Haiti sairá na madrugada de quinta-feira com 24 toneladas de produtos.

EFE |

Segundo a Aecid, o avião chegará ao Haiti por volta das 9h (horário de Brasília).

A coordenadora da Aecid no Panamá, Rosa Beltrán, declarou hoje à Agência Efe que "a ideia era sair hoje", o que não foi possível porque seria "temerário" chegar de noite e sem visibilidade ao aeroporto de Porto Príncipe, cuja torre de controle parou de funcionar após o terremoto desta terça-feira no Haiti.

O avião transportará oito toneladas de material do ONG Médicos sem Fronteiras e rações de alto conteúdo proteico do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA).

Além disso, o voo levará ao Haiti cobertores, água, kits de higiene familiar, sacos mortuários, lonas de plástico reforçadas e tendas de campanha, entre outros objetos.

O Governo da Espanha anunciou o envio de três aviões com ajuda de emergência para o Haiti, um a partir de Madri e dois do Panamá.

A Espanha, que coordena a ajuda europeia ao Haiti como país ocupante da Presidência da União Europeia (UE) neste semestre, preparou 150 toneladas de material de emergência para enviar por via terrestre, por meio da República Dominicana.

O terremoto aconteceu às 19h53 (Brasília) de terça-feira e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe, a capital do Haiti. O primeiro-ministro do país, Jean-Max Bellerive, cifrou hoje em "centenas de milhares" o número de mortos.

O Exército brasileiro confirmou que pelo menos 11 militares do país que participam da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) morreram em consequência do terremoto.

A brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, também morreu no terremoto. EFE fa-jlp/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG