Avião com 13 a bordo desaparece no oeste da Oceania

CANBERRA - Um avião de passageiros com 13 pessoas a bordo desapareceu durante um voo doméstico na ilha de Papua Nova Guiné, no Pacífico Sul, informaram a companhia aérea e autoridades australianas nesta terça-feira.

Redação com agências internacionais |

A empresa Airlines PNG, em um comunicado citado pela emissora Australian Broadcasting Corp., disse que o avião De Haviland Twin Otter 300 sumiu dos radares quando realizava um voo da capital Port Moresby para o destino turístico de Kokoda.

"À medida que passam as horas, é cada vez mais provável que que se trate de um acidente", afirmou o diretor geral da empresa, Allen Tyson.

"O último contato da aeronave desaparecida foi recebido quando ela se aproximava de Kokoda e uma grande missão de busca e resgate foi ativada uma vez que a aeronave não pousou", disse o comunicado, de acordo com a ABC.

A nota acrescentou que o avião tinha um radar localizador de emergência, mas que nenhum sinal tinha sido detectado por enquanto.

O Departamento de Relações Exteriores da Austrália disse que nove australianos estavam entre os 11 passageiros a bordo do avião bimotor, operado por uma tripulação de duas pessoas.

"Uma busca pela aeronave está em andamento", disse o chanceler australiano Stephen Smith ao Parlamento do país.

Ele afirmou que campos de aviação próximos estavam sendo contatados para checar se o avião pousou, mas que as nuvens baixas estavam prejudicando as buscas aéreas.

Uma companhia de turismo australiana disse que oito turistas da Austrália e um guia estavam no avião, junto com um outro guia local. A aviação é arriscada em Papua Nova Guiné devido ao terreno acidentado, às montanhas altas e às rápidas mudanças do clima.

A Airlines PNG, que tem ação listada na Bolsa de Papua Nova Guiné, opera voos domésticos e para o norte da Austrália. O site da empresa na internet disse que a companhia tem oito modelos Twin Otters em sua frota.

Turistas australianos visitam Kokoda para caminhar na Pista de Kokoda, onde durante a 2ª Guerra Mundial as forças australianas impediram um avanço de tropas japonesas a Port Moresby. A ilha de Papua Nova Guiné fica no oeste da Oceania.

* Com Reuters e AFP

Leia mais sobre avião desaparecido

    Leia tudo sobre: acidente aéreo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG