Avalanches na Turquia, França e Escócia deixam 19 pessoas mortas

ISTAMBUL ¿ Pelo menos 19 pessoas morreram na Turquia, França e Escócia neste fim de semana em decorrência de avalanches. Na Turquia, 11 alpinistas faleceram neste domingo após um grande deslizamento de neve no monte Zigana, na província de Gumushane, próximo ao Mar Negro.

Redação com agências internacionais |

De acordo com o governador da província de Gumushane, Enver Salihoglu, o acidente aconteceu por volta das 11h (horário local - 7h de Brasília). O grupo era composto por 17 alpinistas. Dez pessoas morreram soterradas pela neve e sete conseguiram escapar, no entanto, uma delas morreu no hospital, segundo informações da agência de notícias Anatolia.

AFP

Equipes de resgate prestam socorro às vítimas da avalanche ocorrida na Turquia

O ministro de Assuntos Civis da Turquia, Faruk Nafiz Ozak, informou que as autoridades iniciaram os trabalhos de resgate logo após receber o alerta. Nossa dor é grande. Eu estendo minhas condolências às famílias das vítimas, declarou.

Segundo o canal local NTV, os alpinistas, integrantes de um clube de montanhismo da província vizinha de Trazbon, estavam a uma altura de 2.200 metros de altura quando foram atingidos de surpresa pela avalanche. Um dos sobreviventes explicou que o grupo caminhava por uma zona com muita neve, quando um grande bloco de neve caiu sobre eles.

Não conseguimos escapar. Estava no meio do grupo e a avalanche me arrastou, explicou Rahmi Keles, de 60 anos. Consegui retirar a neve do rosto. Pude respirar e gritar para pedir ajuda, completou.

AFP

Sobrevivente da avalanche no monte Zigana é retirado da neve pela equipe de resgate

Ainda não sabe o que provocou a avalanche, mas testemunhas na região afirmam que o deslizamento pode ter sido causado por um barulho alto, parecido com tiros. "Um dos homens resgatados me disse que ouviu um barulho de tiro antes da avalanche", disse uma das testemunhas.

Autoridades locais, no entanto, afirmam é mais provável que o deslizamento tenha sido provocado por um breve aquecimento no clima da região que derreteu uma camada de neve, causando a avalanche. O governo local alertou que mais deslizamentos podem ocorrer na região.

França e Escócia

Os Alpes franceses foram cenário neste sábado de uma série de avalanches que deixaram cinco mortos, informaram hoje os serviços de resgate.

Dois excursionistas morreram na cidade de Flaine e dois esquiadores, de 16 e 18 anos, faleceram fora da pista na estação de Valmorel. Outro esquiador morreu ao chegar ao hospital da cidade de Grenoble.

O serviço meteorológico emitiu um alerta no sábado informando que a neve nos Alpes franceses era muito instável em consequência das fortes chuvas e ventos nos últimos dias.

Já na Escócia, Três alpinistas morreram neste sábado soterrados pela neve de uma avalanche na zona montanhosa das Highlands, de acordo com informações da polícia local. A operação de resgate contou com a ajuda de cães farejadores e helicópteros e foi iniciada assim que o alerta de avalanche foi dado.

Dois dos alpinistas chegaram a ser resgatados com vida e socorridos, mas não resistiram e morreram pouco depois de chegar ao hospital. Os serviços de resgate encontraram ainda o corpo de um terceiro alpinista na neve.

*com informações das agências AFP e BBC

Leia mais sobre: avalanche


    Leia tudo sobre: avalancheescóciafrançamortosturquia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG