Autoridades reforçam segurança em campos petrolíferos do sul

Argel, 12 nov (EFE).- As autoridades argelinas decidiram reforçar as medidas de segurança no sul do país para proteger os campos petrolíferos, os estrangeiros que trabalham nele e também aos turistas que visitam o deserto, informou hoje o jornal Al Khabar.

EFE |

O reforço da segurança preocupa especialmente certas regiões conhecidas por serem lugares de passagem de grupos armados islâmicos e de quadrilhas de contrabandistas.

Trata-se de regiões como a de Zatiyine, entre as províncias de Ghardaia e Tamanraset, e de outras situadas nos departamentos de Ouargla, no sudeste, e de Adrar, no sudoeste.

Entre as medidas, destaca-se a multiplicação das operações de vigilância aérea em determinados eixos do Grande Saara para tentar detectar qualquer movimento suspeito.

Neste sentido, as autoridades iniciaram um plano de cooperação entre as forças aéreas do Exército e a companhia argelina de hidrocarbonetos Sonatrach, que dispõe de aviões ligeiros.

O plano consiste em formar patrulhas aéreas conjuntas, especialmente para assegurar a vigilância dos gasodutos, os oleodutos e outros complexos importantes do setor energético.

As forças de segurança nas províncias receberam igualmente instruções para reforçar a vigilância e adotar medidas adicionais a fim de garantir a proteção dos estrangeiros que trabalham para as companhias petrolíferas.

Os turistas também verão reforçada sua proteção, segundo o jornal, que assinala que os grupos de visitantes serão acompanhados por esquadrões da Gendarmaria, especialmente em Tamanraset e na província de Illizi.

Há poucos dias, os serviços de segurança abortaram o plano de um comando da organização terrorista Al Qaeda Para o Magreb Islâmico (Aqmi) que pretendia seqüestrar um avião no aeroporto de Hassi Messaoud, localidade do sul argelino onde se encontra um dos maiores campos petrolíferos do país explorado por companhias estrangeiras.

EFE sk-jg/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG