Autoridades políticas mundiais fazem debate sobre segurança em Berlim

Berlim, 15 jul (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon vai se reunir com o vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2005, Mohamed ElBaradei, e o alto representante da União Européia (UE), Javier Solana, entre outros, para debater a partir de hoje, em Berlim, a segurança em um mundo globalizado.

EFE |

As conclusões serão apresentadas amanhã em entrevista coletiva. A reunião de Berlim, presidida por Solana, faz parte do projeto "Managing Global Insecurity" do Centro de Segurança Internacional e Cooperação da Universidade de Stanford e do Centro de Cooperação Internacional da Universidade de Nova York.

O projeto é regido pela idéia de "soberania responsável" que implica a todos os estados a obrigação moral de cooperar em aspectos como o combate ao terrorismo internacional, a proliferação de armas de destruição em massa ou a mudança climática.

Entre os objetivos fundamentais está o de devolver aos Estados Unidos sua credibilidade internacional como passo para revitalizar o sistema mundial de segurança. EFE rz/rb/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG