Autoridades paraguaias alertam para risco de dengue no verão

Assunção, 22 out (EFE) - As autoridades de saúde do Paraguai alertaram hoje para a possibilidade de um surto epidêmico de dengue a partir de novembro e pediram à população para se precaver contra a doença que, em 2007, deixou 17 mortos no país. Não somos um país endêmico de dengue, como o Brasil. No Paraguai ainda estamos na etapa inter-epidêmica, disse hoje em entrevista coletiva o diretor do escritório de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, Ivan Allende.

EFE |

"O risco administrado no país é real e, por esse motivo, pedimos à população que ajude com a eliminação dos potenciais criadouros" dos mosquitos Aedes aegypti, que transmitem a doença.

Allende explicou que o surto epidêmico pode ser registrado a partir de novembro e até maio de 2009, pois, no período, segundo o funcionário, são registradas as temporadas de chuvas e temperaturas quentes são propícias à proliferação do mosquito.

O médico destacou que o Ministério da Saúde paraguaio fortalecerá a vigilância epidemiológica das síndromes febris, principalmente nas zonas de maior risco, como Assunção. EFE rg/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG