As autoridades na Califórnia ordenaram neste sábado cerca de 10 mil moradores do norte de Los Angeles a deixarem suas casas com o avanço de incêndios florestais que atingiram a região. O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, declarou estado de emergência no condado de Santa Bárbara, a oeste de Los Angeles, na sexta-feira.

Impulsionadas por ventos de mais de 100 quilômetros por hora, as chamas destruíram mais de cem casas, e ameaçam outras mil.

Centenas de bombeiros usaram helicópteros para o lançamento de água, escavadeiras e carros-pipa vindos de várias áreas do sul da Califórnia para tentar tentar impedir o avanço de um foco de incêndio na comunidade de Sylmar, de acordo com o jornal americano Los Angeles Times.

Risco de apagões
O prefeito de Los Angeles, Antonio Villaraigosa, advertiu que o incêndio derrubou linhas de transmissão da rede elétrica trazendo o risco de apagões em várias áreas.

Durante a madrugada deste sábado, dezenas de pacientes em estado crítico tiveram que ser retirados às pressas de um centro médico.

Na sexta-feira, o fogo destruiu pelo menos 70 casas em Montecito, um município na costa do sul da Califórnia famoso por seus moradores ilustres.

Os atores John Cleese, Michael Douglas e Rob Lowe, além da apresentadora da TV americana, Oprah Winfrey, estão entre as celebridades com casa em Montecito.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.