Arctic Sea não esteve desaparecido - Mundo - iG" /

Autoridades maltesas dizem que Arctic Sea não esteve desaparecido

Roma, 19 ago (EFE).- A Autoridade Marítima de Malta (AMM) afirma que o navio de bandeira maltesa Arctic Sea, que havia desaparecido, segundo a versão oficial, desde o final de julho e foi localizado na segunda-feira por uma embarcação de guerra russa, não esteve em paradeiro desconhecido.

EFE |

Em comunicado à imprensa, a AMM afirma que se escondeu informação sobre o navio, que foi sequestrado por oito piratas, para não colocar em risco a vida e a segurança das pessoas a bordo, assim como a integridade da própria embarcação.

A Comissão de Segurança Marítima de Malta acompanhou o tempo todo, junto com uma delegação maltesa em Helsinque, o desenvolvimento do sequestro do "Arctic Sea", com o qual, segundo a versão oficial, se havia perdido a comunicação.

"A Comissão gostaria de esclarecer que os movimentos do 'Arctic Sea' sempre foram conhecidos durante vários dias, apesar das informações de que o navio havia 'desaparecido'", diz o comunicado.

"Houve consenso entre as autoridades da Finlândia, Malta e Suécia para não oferecer nenhum tipo de informação delicada, para não colocar em perigo a vida e a segurança das pessoas a bordo e a integridade do navio", prossegue.

A AMM confirma que, como disseram as autoridades russas, foram detidas oito pessoas em relação ao incidente e que suas nacionalidades são estônia, letona e russa.

O "Arctic Sea", de propriedade da companhia finlandesa Solchart Management, navegava com uma carga de madeira da Finlândia para o porto argelino de Béjaia, aonde deveria chegar em 4 de agosto. EFE mcs/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG